Home | Artigos


Fátima: Vaticano anuncia consistório que determinará data e local da canonização

Fátima: Vaticano anuncia consistório que determinará data e local da canonização de Francisco e Jacinta

Agência Ecclesia

   

Reunião de cardeais será dia 20 de abril às 9h00 portuguesas

Cidade do Vaticano, 11 abr 2017 (Ecclesia) – A Santa Sé avançou hoje o horário do consistório que decidirá a data e o local da canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto.

De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, o encontro de cardeais com o Papa Francisco está marcado para as 10h00 (menos uma em Lisboa) do dia 20 de abril, no Palácio Apostólico do Vaticano.

No dia 23 de março a Santa Sé já havia anunciado a aprovação, por parte do Papa Francisco, do milagre necessário para a canonização dos irmãos Francisco (1908-1919) e Jacinta (1910-1920).

No ano 2000, Francisco e Jacinta Marto, dois irmãos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, tornaram-se os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

Atualmente a Igreja católica celebra a 20 de fevereiro a festa litúrgica dos beatos portugueses, data que coincide com a da morte de Jacinta Marto.

Durante o referido consistório, os cardeais vão também abordar outros processos de canonização, entre os quais o dos chamados “protomártires do Brasil” - com destaque para o sacerdote português Ambrósio Francisco Ferro - mortos nas perseguições anticatólicas, do século XVII, por tropas holandesas,

Os martírios no atual território da Arquidiocese de Natal, então sob jurisdição portuguesa, tiveram lugar a 16 de julho de 1645 e 3 de outubro de 1645, custando a vida aos padres André de Soveral e Ambrósio Francesco Ferro, além do leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros.

Estes fiéis católicos foram beatificados por João Paulo II, no Vaticano, a 5 de março de 2000, que os apresentou como “as primícias do trabalho missionário, os protomártires do Brasil”.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

JCP

Enviar Notícia
 
 
movimento do rosario perpetuo - avisos
  » Agenda  
  » Horário das Missas  
  » Avisos  
..
     
 
 
catecismo  
orações  
 bíblica on-line   santo do dia
 
 
Livros, Camisetas, Adesivos ...

Acesse nosso
Catálogo Eletrônico



Momento de Deus

Clique aqui para acessar
 
 
 
  " "
 
 

Movimento do Rosário Perpétuo - Paróquia São Pedro
Rua Nicola Pellanda, 5000
Umbará
Curitiba - PR

Fone: (41) 3348-1612

 
Projeto: Cristãos on-line   Desenvolvido por: Midia Essencial